quinta-feira, 23 de abril de 2015

D'Ale e Tite. Visão de um Gremista Por Davison Silveira

Postado no Face dia 22/04/2015
Davison Silveira


CASO TITE



Eu sempre gostei do Tite. Sempre! Sempre o achei educado, gentil, inteligente, filosófico. Um estudioso do futebol. Uma pessoa preparada tanto para o futebol, quanto para vida.
Dito isso, cheguei ao trabalho hoje e desliguei meu rádio, já que lá não posso usar de eletrônicos. Mas minha cabeça não desliga. Nunca!
Então comecei a raciocinar. Lembrei que o São Paulo entrou voando em campo, ontem. Lembrei que perdendo por 1x0, o Corinthians, estaria pegando o Atlético -MG ("caiu no Horto, tá morto"). Lembrei que o Mauro Naves viu alguém chegando para o Tite dizendo, quando o São Paulo fez o segundo gol: "Se ficar assim, a gente pega o Guarany, do Paraguai." E aí, o Corinthians parou. Lembrei que o Emerson Sheik, que é do tipo de jogador que não faz acordos, foi expulso de forma inacreditável, depois desse diálogo. Lembrei que no final do jogo, o mesmo Emerson, disse: "Não vou falar nada de cabeça quente..." Ora, cabeça quente por que? Não brigou com ninguém. Aí, tudo se encaixou. E Tite, que semana passada, deu um chilique, quando questionado sobre auxiliar o São Paulo, diz na entrevista coletiva: "nem sabia dos possíveis chaveamentos". Como acreditar que um estudioso do futebol, como o Tite, não sabia os cruzamentos, antes do jogo? Como sequer cogitar, que ele não analisou um a um dos possíveis cruzamentos? Aí, entendi. O Corinthians, não entregou o jogo. Isso foi mérito de um São Paulo desesperado. O Corinthians, desistiu de lutar, quando soube que o resultado lhe favorecia. E francamente, não sei o que é pior.


Nunca gostei do D'Alessandro. Sempre achei que ele fazia o papel de jogador-torcedor em demasia. As provocações contra o Grêmio. A mania de apitar as partidas. Enfim. Todos conhecem o D'Ale...
Mas esse sou eu, o torcedor gremista, que não gosta de receber flautas do D'Alessandro. Mas aí, lembrei que quando ele e o Tite brigaram, o Tite fez e faz até hoje o seguinte: "me arrependo de não ter dado um soco nele"...Sim, o educado, gentil e filosófico Tite, disse isso. EU OUVI!
Enquanto isso, NUNCA ouvi o D'Ale dizer uma única vírgula sobre o assunto. E aí, comecei a refletir no que representa este jogador para a torcida. Ele não é só o camisa 10. Ele não é só a reserva técnica. Ele não é só o capitão. Ele não é só a liderança. Ele é o torcedor em campo. Ele representa cada um dos torcedores colorados, dentro de campo. Quando ele "apita" as partidas, ele está sendo o João, a Ana, a Elisa, o Lucas, o Herick, a Isabel...Se cada um é onze, D'Ale é metade de um estado. E ele é assim. Tira foto com gremistas, vai em programas de rádio, faz campanhas assistenciais, jogos beneficentes. Sim, ele toca flauta. Sim, ele apita. Sim ele irrita os gremistas. Mas que jogador gremista tem esse peso em campo? Eu, gremista respondo a despeito de qualquer crítica que possa receber depois: NENHUM!
Tite, é um grande treinador. Mas, ele fez seu time desistir ontem, sim! Ele mentiu ontem na entrevista sim. E ele é ótimo na teoria, sim. Mas na prática...
Enquanto D'Ale É A PRÁTICA! Ele é o que é. Não manda recados. Vai lá e faz. Ou não faz e fica quieto. Como ontem, ao perceber, que havia errado mais um lance, antes de receber vaias, assumiu a má jornada e imediatamente pediu substituição. Como quando entrou em campo, e Alex foi lhe entregar a braçadeira de capitão, e ele recusou e a colocou de volta no braço do companheiro.
D'Ale não precisa se arrepender de não ter dado socos em ninguém. D'Ale tem uma coisa mais importante pra se preocupar: ser o jogador-torcedor que ele sabe e gosta de ser. E cuidar do time, que lidera, onde joga e pelo qual sua alma treme de emoção.


Tite continua sendo o melhor treinador de futebol do Brasil para mim. Mas como pessoa...ele fala muito. E D'Ale faz...e faz melhor...


P.S.: e hoje, gosto de ti, D'Ale...


texto de autoria e responsabilidade de 
Davison Silveira

9 comentários:

  1. Parabéns a este gremista,mto consciente do q ocorreu ontem...perfeito, eu diria mais, p/ mim Tire agiu de má fé ,ou foi mandado pelo clube q já nos roubou, e aceitou,FIM!

    ResponderExcluir
  2. O jogo eatava 0x0 quando o Sheik foi expulso.

    Empate ou derrota por 1 gol colocaria o Corinthians no caminho do Galo e na chave TEORICAMENTE MAIS FÁCIL.

    Poré, a VITÓRIA, além de TALVEZ ELIMINAR O RIVAL, colocaria o time contra o UNIVERSITÁRIO SUCRE e nesse lado mais simples.

    o Adversário era o DESESPERADO SÃO PAULO, o maior clube do Brasil em termos de títulos, jogando em casa e com um a mais por 75 minutos.


    Não houve entregada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é à toa que está (Tolinha) ao lado de seu nome.......

      Excluir
  3. Jogo de compadres, ou de comadres. O srº Tite só tem cara e voz de pastor, mas é um tremendo sacana. Se fosse "homem" tinha dado o soco no D'Ale. E esperava pra ver.
    D'Alessandro mostra sempre que é um cara especial. Amo incondicionalmente, mesmo quando não esta em seu melhor dia. Por tudo que já nos deu. E por tudo que ainda vai nos dar.

    ResponderExcluir
  4. Depois que o Paulo Paixão revelou que o Sr Adenor era um baita mau caráter no futebol brasileiro...não precisamos de mais nenhuma opinião a respeito...e o D'Alessandro vive o futebol...intensamente...se joga mal ou bem...é outra história.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de ter lido este mesmo texto em qualquer outro lugar, seria mais elegante. admiro o d'ale, mas fica deselegante. talvez não seja postado POR ELE, mas é o blog dele. eu não publicaria, que publicassem onde quisessem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André. Esse Blog é destinado a fãs do D'Ale, q em su maioria adoraram o texto e o indicaram a nós. O Blog não é do D'Ale. Aqui somos ecléticos e temos espaço para qualquer tipo de texto. Desde que aprovado pelos adm. Comp esse foi. Obrigada. Rosita Buffi

      Excluir